quarta-feira, 25 de julho de 2012

Clipes brasileiros e BEM FEITOS!!!

Há uns tempos atrás, a produção de videoclipes não era algo bem trabalhado muito menos comum entre os artistas brasileiros. No mínimo, fazia-se uma produção de vídeo para a primeira música de trabalho a cada álbum lançado e só. Muitos têm trocentos anos de carreira e uma videografia que não ultrapassa 15 clipes. Claro que há custos em torno e não basta pegar a câmera e sair cantando a música numa praia e 'pronto, já temos um clipe', por exemplo. Ao que parece, nos últimos anos essa 'preguiça' cessou e há vários diretores  e roteiristas incríveis, inclusive os próprios músicos estão cada vez mais envolvidos na criação de roteiro, direção, edição e todo blablablá envolvido (Gee Rocha, do NX Zero, responsável pelo clipe de "Só Rezo" da banda em 2009). 
E essa sensação de orgulho é tão boa. Falamos aqui do impecável "Se For Pra Tudo Dar Errado" da banda Tópaz, lançado nessa semana. Mas, fomos agraciados por mais produções incríveis de nossos artistas brasucas. Ando tendo tanto orgulho da música brasileira, sabia? Já devem estar cansados de me ouvir falar disso nos últimos posts (rs), mas estou numa empolgação tremenda de que, musicalmente, nosso futuro será melhor e iremos exportar só coisa de QUALIDADE e não onomatopeias com duplo sentido.
Tivemos tantas surpresas ótimas só nesse mês, nos últimos dias foram lançados dois clipes que merecem arrematar todos os prêmios a que forem indicados no período 2012/2013, sem exagero algum nessas palavras. Estamos falando, claro, de Infinito da Fresno (em ótima fase!) e de mais um clipe do projeto que eu considero o melhor da música alternativa nacional da década 130 anos do Agridoce.

Desde o lançamento do EP "Cemitério das Boas Intenções", vemos que a banda FRESNO vem tendo os planos mais ambiciosos possíveis e o clipe de "Infinito", primeiro single do 6º álbum dos gaúchos vai além de tudo que já fizeram e vieram já fazendo história (trata-se do primeiro videoclipe brasileiro a captar imagens do espaço). Com uma fotografia pancada de boa, o clipe traz versões dos integrantes quando crianças em um roteiro baseado num conto do próprio Lucas Silveira

Já a nossa queridíssima Pitty e seu companheiro de projeto, o guitarrista Martin Mendonça nos trazem o videoclipe da melhor canção do AGRIDOCE. O vídeo de "130 Anos" é uma delícia do início ao fim. Com uma alusão a Bonnye & Clyde, Pitty e Martin pegam carona em "On The Road" e caem na estrada num carro vermelho, vento no rosto,  disfarces, peruca loira. O ápice fica no 2:22 com a parte mais Indie e linda do vídeo, a cena congelada/movimento foi uma sacada mais do que genial. 


Não é comum vermos produções brasileiras de qualidade assim, né? Não é de dar orgulho?



2 comentários: