sexta-feira, 27 de julho de 2012

TOP 5 - Princesas do BRITPOP




Friday sweet Friday!!! Chegamos a mais uma querida sexta-feira e com ela um novo TOP 5. Saltando e caindo de cara na onda das Olimpíadas LONDRES 2012, o nosso ranking de hoje vai homenagear grandes cantoras inglesas, nossas princesas do Britpop. Embora muitos de seus estilos não se encaixem ao Britpop de fato (antes que digam que estou louco rs), vamos falar aqui desse estilo como um todo em si, caracterizado como a genialidade britânica, como toda música produzida no Reino Unido. Eu sou um cara apaixonado por tudo relacionado a terra da Rainha, o British Rock e o Britpop (estilos musicais marcantes de lá) são tão peculiares e tão excepcionais que a maioria de meus ídolos são britânicos. Mas falo disso em outra oportunidade.

Graças a Deus, do início dos anos 2000 pra cá, a onda de grandes vozes inglesas femininas que vem surgindo é enorme. Seja reinventando grandes estilos como o Jazz, o soul, o R&B, o Blues ou trazendo um pop mais do que marcante, essas inglesinhas lindas vieram nos salvar desse mundo fonográfico todo fabricado, mecânico e descartável atualmente.


5 - DUFFY


Para os que não lembram, essa é a inglesa de voz incrível e extremamente anasalada (ok, voz de pato, como muitos dizem) que despontou em 2008 com o fênomeno "Mercy"You got me begging you for mercy/Why won't you release me. Lembraram? Mas está longe de ser ruim ou enjoativo de se ouvir,  Aimée Ann Duffy é VOZ acima de tudo e seu estilo e beleza remete às Divas dos anos 70. Rockferry, seu primeiro e melhor álbum até agora tem as melhores e mais lindas baladas que se pode ouvir: Distant Dreamer, Warwick avenue e Steping Stone, a batida Mercy e a minha predileta presente na versão deluxe do álbum Rain On Your Parade entre outras incríveis. Rendeu a ela o GRAMMY 2009 de Melhor Álbum de Vocal Pop. Duffy lançou seu segundo em 2010 com a difícil missão de superar o primeiro e não obteve tanto êxito, mas Endlessly não deixa de ser genial por isso. Ouçam também! Estou aguardando muito a volta dela! 



4 - LILY ALLEN


Nos áureos tempos do Myspace, uma inglesinha meio maluca, de estilo alternativo ganhava notoriedade ao lançar suas músicas na rede social. Já em 2006, Lily Rose Beatrice Cooper assinava contrato com uma grande gravadora e lançava seu primeiro álbum Alright, Still que contava com a explosão mundial Smile e os hits LDN e Alfie. Suas letras tem pegada sarcásticas e a grande maioria fala de relacionamentos bizarros, complicados. A 'crise do 2º álbum" é algo muito temido por todos os artistas, mas Lily não tava nem aí com o comercial e lançava em 2009 o maravilhoso (para mim, o melhor) álbum dela até agora. It's Not Me, It's You chegava cheio de hits como The Fear, as incríveis Not Fair e 22, as lindas baladas Who'd have Known e I could Say e, claro, a melhor música do disco F*ck You, uma crítica aberta ao ex-Presidente dos EUA, George W. Bush. Em 2010, acabou dando um tempo na carreira pra ser mãe e esposa, mas em meio a boatos de uma segunda gravidez, ela ensaia seu retorno ainda pra esse ano.



3 - JOSS STONE


Antes de ser completamente apaixonado por música boa, sou um fissurado em vozes. Joscelyn Eve Stoker cresceu ao som de diversos gêneros musicais que enfatizassem a VOZ, incluindo R&B e Soul e teve por ídolos na adolescência nomes como Aretha Fraklin e Dusty Springfield. Isso fez com que a menininha com apenas 15 anos e um vozeirão digno de DIVA da Motown nos anos 50 lançasse o maravilhoso The Soul Sessions em 2003 que continha novas versões de músicas dos anos 60 e 70 do estilo soul. A linda garota loira, alta e talentosa já ganhava reconhecimento mundial com o hit Super Dove Love. De lá pra cá são 6 álbuns de estúdios, mais de onze milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, mudanças drásticas no visual, trabalhos como atriz, parcerias com grandes nomes da música Stevie Wonder e o ex- Beatle Ringo Starr e uma Superbanda formada com Mick Jagger, Dave Stewart, Damien Marley e A. R. Rahamn. Em 2012, Joss nos presenteou com o lançamento de seu novo álbum The Soul Sessions - VOL.2. Coisa boa!! Medalha de BRONZE!!

2 - AMY WINEHOUSE


Na semana em que completa 1 ano de sua morte, tem início em Londres as Olímpiadas. A mais marcante entre todas as cantoras inglesas nos deixou ano passado, mas por mais efêmera que foi sua carreira, Amy Jade Winehouse com seu estilo indiscutivelmente próprio, esplendoroso, seu penteado icônico, o realce da maquiagem em seu olhos, o modo de vida polêmico e desregrado e a VOZ mais poderosa de toda nossa geração. Nós somos loucos por loucos, não é? Quem não ama a Amy? No dia de sua morte, mesmo com um fim previsível que ela tomou, ficamos chocados e indignados com sua ida precoce. Hoje, um pouco mais confortados pegamos o Frank e o Back To Black e vemos o quão ela foi importante pra o mundo da música mundial. Entrando para o rol de Elvis, Michael, Janis, Kurt, Whitney e outros, Amy é lembrada aqui ganhando a medalha de PRATA.

1 - ADELE


Quando o assunto em questão é  Adele Laurie Blue Adkins , faço questão sempre de deixar claro que a minha paixão por novas vozes me fizeram chegar a essa garota linda ainda em "Chasing pavements" no ano de 2008. Tenho tanto orgulho de ter Adele na minha vida desde dessa época, sabia? Sinceramente, eu não imaginava que após o 19 ela iria estourar em todos os 4 cantos do mundo, vender como água e ser trilha sonora de novela das nove. E pra falar a verdade eu nem queria que isso tudo acontecesse, sabia? Minha garota tava tão mais protegida na época de Hometown Glory, My Same, Could Shoulder. Mas, como todo fã da Adele, agradeço ela ter usado sua fossa para expressar com tanta genialidade uma grande perda (meio egoísta isso, mas é!). O arrebatador 21 veio para quebrar não só recordes como também dar um tabefe na cara da música 'plástica' atual, mostrar que em era digital o CD físico tem salvação e que a música tem que ser acima de tudo cantada, sentida e disposta a servir de inspiração pra todos. Mesmo sendo injusto colocar a 'arrasa-quarteirão' Adele nessa lista, é lógico que esse posto pertence a ela. Nossa linda, talentosa, inteligente, sensível e de personalidade e voz marcante veio pra ficar e se consolidar com uma verdadeira Princesa/Rainha, não só do Britpop como da música de qualidade mundial. Todos amam e se rendem a ela. É OURO!!!!




Outras inglesas que eu amo de paixão são Dido, Jessie J, Corinne Bailey Rae, Eliza Doolittle, Florence Welch e Pixie Lott, mas em outro TOP 5 não esquecerei delas!! E aí, curtiram? Ouçam muito essas britânicas   durante as Olimpíadas de Londres, mas tratem de torcer muito para o Brasil arrematar muitas medalhas, o.k? Até a próxima sexta!! :)

2 comentários: