segunda-feira, 30 de julho de 2012

Frank Ocean


Ele é um dos integrantes do Odd Future, polêmico coletivo de hip-hop alternativo de Los Angeles. Mas foi depois de emprestar sua grandiosa voz para os refrãos de duas músicas (No Church in the Wild e Made in America) no incrível Watch The Throne , do Jay-Z e Kanye West e escrever músicas para nomes como Justin Bieber, John Legend e Beyoncé que o mundo da música reconheceu que FRANK OCEAN é um artista de calibre invejável para qualquer grande artista,  até para o próprio Kanye e seu ego maior do que que qualquer coisa no mundo.
Já falei aqui que, antes de tudo, sou fissurado em grandes vozes. E estejamos certos de que boa parte das vozes mais marcantes vem do segmento da Black Music. Seja pelo R&B, Soul, Jazz, blues e até no Hip-Hop a onda de 'gogós de ouro' é enorme. Marvin Gaye, Ray Charles, Stevie Wonder, R. Kelly todos têm aquela pegada do Groove na personalidade e na voz. E Ocean veio com tudo mostrar que o channel ORANGE, seu primeiro álbum lançado no início desse ano, é forte candidato a ser tão histórico quanto o "What's Going On", do  prórpio Gaye, nesse estilo musical. E que anda fazendo sucesso de crítica por aí, inclusive, encabeçando listas de 'melhor álbum do ano'. E de fato é!
E foi com esse trabalho esplêndido, incrivelmente produzido, com melodias maravilhosas e uma interpretação perfeita para cada canção que o cara veio marcar presença naquilo que eu chamo de divisor de águas, abertura de uma nova e excepcional fase na música negra americana. O álbum é magnífico, nos traz um estilo próprio mesmo que se utilizando de referências ao R&B tradicional, uma pegada Groove e não deixando de lado o comercial como se vê na deliciosa Lost. 
channel ORANGE é um deleite do início ao fim e vocês ficarão apaixonados desde a primeira faixa. Dentre as que mais se destacam Thinkin Bout You é uma verdadeira obra-prima, um R&B moderníssimo e um vocal perfeito, Sweet Life é maravilhosa e me lembrou Michael Jackson em seu último álbum Invicible, a já citada Lost é uma delícia de se ouvir no fim de tarde, Super Rich Kids com batidas e uma melodia contagiosa e uma gama de grandes músicas. É o álbum pra não pular nenhuma faixa, é de um trabalho primoroso e embora não seja extremamente comercial, é um artista para todos ouvirem por se tratar de música universal, atemporal. Conta ainda com participações de John Mayer e Andre 3000.
Com o lançamento do disco, Frank trouxe à tona uma polêmica. E em se tratando desse meio agressivo  que é o dos rappers, vem se mostrando um cara de coragem e personalidade forte. No dia 4 de julho, apresentou um texto emocionado em seu Tumbrl declarando que seu primeiro grande amor foi um homem. Desde esse dia, vem causando um rebuliço no mundo da música, muitos encaram a 'saída do armário' como jogo de marketing na divulgação do trabalho, outros como fato necessário a ele e ao público. Controversas à parte, Frank Ocean é um nome que chegou para se fincar com força na história do hip-hop, da black music, da música em geral. GENIAL! 

Thinkin Bout You (Thinking About You) tem um clipe perfeito, tal qual a música!

A viciante Lost:

Não é INCRÍVEL?





Nenhum comentário:

Postar um comentário