domingo, 8 de julho de 2012

Um ROCK no Brasil que precisa ser bem aproveitado...


Jay Vaquer deve estar cansado de ouvir que seu nome forte soa alguém estrangeiro. Mas vamos lá! Quem é esse cara? Canta inglês? É gringo é? Mais brasileiro e apaixonado pela língua portuguesa  é impossível de existir no meio da música brasuca. Jay é um cantor e compositor que pra mim é o melhor artista masculino solo que esse país já teve/tem no estilo Pop/Rock.  Vamos falar dos porquês? Jay tem um trabalho completamente autoral desde o início de sua carreira lá pelos anos 2000, tem 6 primorosos álbuns de estúdios e um AO VIVO que é pancada, contendo as músicas mais excepcionais que se pode ouvir, suas letras (inteligentíssimas) tem pegadas  que se mesclam em sarcasmos (rockalhada de primeira), sensibilidade (as melhores baladas), enigmas, críticas e mais e mais. Isso sem falar em todas as grandiosas melodias e na versatilidade vocal que ele possui que vai da “porradaria” de Ah, Mas Bem Que Você Gosta (coprófaga)ao jogo de falsetes na arrebatadora Dia Desses, ambas faixas presentes em seu último álbum: “Umbigobunker?!”, de 2011. Neste, contém também um 'feat.' com a sensação da MPB Maria Gadu. Ou seja, tudo que um artista absurdamente genial pode ter.

E quanto aos clipes? O cara não tem uma grande videografia, mas isso compensa na excepcionalidade da criação de seus videoclipes. Ele faz questão de participar de tudo desde  concepção de roteiro, locais de filmagens e todo blablablá envolvido, o que nos traz resultados ótimos.

Ah, vale ressaltar que Jay é tão versátil em sua arte que adora fazer musicais. Cazas de Cazuza foi enorme sucesso em 2000, tratava-se de um musical que remontou a vida do nosso grande poeta Cazuza (como já diz o nome!) por meio de suas próprias canções. E inclusive, tá intercalando outro projeto artístico com a pré-produção de seus dois próximos álbuns, além de fazer shows pelo Brasil (isso mesmo! O cara não para!). Bom para nós!
No meio das onomatopeias (tche, rerê, berebê, barará, tchu e o tcha) mais toscas do lixo atual, Jay Vaquer significa a esperança de que a música brasileira é passível de que todos nós tenhamos ORGULHO. É o cantor que todos que amam a música inteligente, sensível, necessária, atemporal e genial precisam conhecer! 

Pesquisem toda a discografia dele, vocês não vão se arrepender! É o rock, é a música que o Brasil precisa se deleitar mais...

Vejamos alguns momentos de sua carreira:

Aponta de Um Iceberg tem um clipe cinematográfico e conta com a participação da atriz Carolina Kasting.

Cotidiano de Um Casal Feliz é uma das músicas do Jay com a letra mais incrível. É a crítica à sociedade moderna com todos seus problemas e hipocrisias. Sempre atual!
A Falta que a Falta Faz é uma de minhas prediletas. 
Tenho uma lista imensa de minhas músicas favoritas, acho que todas! Mas não caberia aqui! Vou terminar com a já falada Dia Desses que desde a primeira vez que ouvi não sai das minhas playlists
Em meio ao apocalipse que a música brasileira contemporânea vem sofrendo, têm grandes nomes não tão bem aproveitados. Corram já e conheçam esse cara incrível! O que acharam dele? Se já o conhecia, qual a música mais marcante que ele já fez? Espero que tenham curtido e até a próxima! ;)

6 comentários:

  1. adoro Jay Vaquer a minha musica favorita é pode agradecer ,e o clipe é épico

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nera e E Assim Saltar. Dá vontade de pular de um prédio de tanto sentimento na música rs

    ResponderExcluir
  4. Jay Vaquer é aquele tipo de músico que vai deixar uma porrada de fãs posers quando morrer. A música brasileira deve a esse cara. Vi um dia desses uma conversa dele pela twitcam, ele falou sobre as dificuldades de ser músico no país, sobre a liberdade que tem pra produzir, justamente por ser desconhecido... Mas, também tem o outro lado, né?! Dificuldade pra ganhar uma grana legal, gravar mais discos, divulgar mais seus trabalhos e fazer mais shows. A música dele é genial e não vejo diferença alguma dele pra alguns "clássico" da música brasileira. É igual a uma banda, também carioca, chamada Gametas. Os caras tem a maior dificuldade de lançar álbuns, o último tava até congelado, tudo por falta de apoio, mas são foda. Recomendo! Não tenho nada contra a velha guarda, mas é pra frente que se anda... O Brasil tá muito apegado aos discos empoeirados, vamos olhar, garimpar, tem gente boa fazendo música boa por aí.

    ResponderExcluir
  5. Nem tem como 'curtir' aqui! rs Mas é exatamente isso! Sempre acompanho as twitcams do Jay! Um cara exemplar, um artista incrível e extremamente desprezado pela mídia! Se bem que é melhor ele guardado longe do 'mainstream' mesmo, fazendo essa música genial e sendo atemporal! Mas ser valorizado como um p*ta artista, deveria ser de agora, desde já! Infelizmente... /:

    ResponderExcluir
  6. Eu admiro muito o trabalho do Jay, as músicas dele sempre passam uma mensagem interessante e tbem acho bastante sensíveis. Como já foi dito, Jay é bastante injustiçado quanto à divulgação de suas músicas, tudo porque os chefões da mídia preferem deixar que a população continue emburrecendo às custas desses hits meia boca que tocam nas rádios. Não quero acreditar que o seu verdadeiro sucesso e reconhecimento sejam póstumos, Acredito ainda que sua boa música será verdadeiramente apreciada em vida.

    ResponderExcluir