sexta-feira, 13 de julho de 2012

TOP 5 - Dia Mundial do ROCK

Estamos com uma novidade (não é tão original assim, mas é uma novidade! rs). A cada semana traremos para vocês "os cincos mais". É o TOP 5 do Arquivo T. Todas as sextas, teremos temas variados de todos os estilos musicais e que englobe esse maravilhoso mundo da música.
Eis que hoje, coincidentemente, além de ser a cafona-todo-mundo-fala-bobagem-nesse-dia "Sexta-feira 13", é o dia em que todos os amantes do rock'n'roll celebram o maior gênero musical de todos os tempos, atrevo-me a dizer que desde a primeira partitura (não vivi tanto assim pra ver, mas sei!). Sério, digo que o ROCK e todas suas ramificações (Indie, pop, folk, alternativo, country...) é com toda certeza, controvérsias, polêmicas, sarcasmo, sensibilidade e genialidade o MAIOR GÊNERO e com mais seguidores, fãs, fanáticos, adeptos e filhos em toda a história da música mundial.
Já que nesse 13 de Julho tanto se falou nisso e tanto se postou porradarias, gritalhadas, riffles raivosos, baterias famintas por aí, resolvi fazer do TOP 5 algo que baixasse mais a crista.
Nem só de gritos, símbolo com a mão, cabelos grandes, roupas pretas e abuso de botas e tachinhas nas roupas é que se vive o ROCK. Então, nosso primeiríssimo TOP 5 é dedicado para as ROCK BALLADS:

5 - Quando surgiu lá pelos anos 1992, no auge do pós-grunge, SILVERCHAIR era considerada umas das maiores apostas para que esse movimento atravessasse os anos 90 e pegasse em cheio várias outras gerações. Convenhamos que seu primeiro álbum "Frogstomp" era caracterizado pelo Grunge de Seattle, mas foi com suas baladas que a banda conseguiu reconhecimento mundial. A mais conhecida "Miss You Love" pegou a época em que as 'comédias teens' estavam em alta. Mas, "Ana's Song (Open Fire)" ocupa o quinto lugar pela genialidade em que Daniel Johns retrata a doença em que sofreu durante anos, a Anorexia. Letra e clipes arrebatadores.
4 - Que Bono 'fucking' Vox é o compositor de rock que mais sabe fazer com que as músicas calmas se tornem grandes hinos isso é indiscutível. O U2 nos presenteou com a belíssima e melhor balada de sua carreira "One" em 1992. Porém, foi com "With Or without" no maravilhoso "Joshua Tree" que os Reis da Irlanda me derrubaram. Inclusive, saiu um ranking em que essa canção encabeça a lista das 'músicas que mais fazem os homens chorar' (Uiii!).
3 - Quando uma superbanda de rock encerra suas atividades, sempre há comoção mundial. Ano passado, nós ficamos órfãos do Michael Stipe e sua trupe. O R.E.M decidiu se aposentar, mas eles estarão sempre  conosco com a mais triste, linda e viciante "Everybody Hurts". Segurem seus pulsos!
2 - Se fosse para eleger uma banda com o maior número de rock ballads, essa com certeza seria AEROSMITH. "Crazy", "Angel", "I Don't Want To Miss a Thing", "Dream On" e várias outras são grandes sucessos da banda. Com clipes cinematográficos, com direito a  trilogia e participação da eterna patricinha Alicia Silverstone, "Cryin'" é a escolhida a ocupar o lugar de prata.
1 - Quer queiram, quer não. THE BEATLES com certeza será considerada a maior banda que o ROCK mundial já teve. Embora tenha ocorrido essa transição ao decorrer da carreira do THE FAB-FOUR. "Something" é a mais linda música de amor (sem ser melosa, muito menos brega). Para se ter ideia, não tem na letra sequer menção à palavra AMOR. A música é arrebatadora, a letra e o solo de guitarra (ambos de George Harrisson) são as coisas mais belas de toda a carreira da banda, em minha humilde opinião, claro. Mas, em se tratando de Beatles, tudo que os carinhas de Liverpool fizeram, com exceção à chata "Ob-la-di, ob-la-da" é divino, né? Primeiro lugar para eles SEMPRE!!!

Pois é, O DIA MUNDIAL DO ROCK ainda não acabou e com certeza irá perdurar por todo o mês. Estreamos nosso TOP 5 bem, né? Curtiram? Qual a sua ROCK BALLAD predileta? Abraços e até breve!!

2 comentários: